sexta-feira, 20 de março de 2015

Lenda da origem dos raios e trovões



  Há muito tempo atrás as chuvas eram muito diferente do que nós conhecemos: não haviam raios ou trovões. Toda vez que acontecia uma chuvarada, ela era silenciosa e escura. Deus, que se preocupava muito com as pessoas, pensava muito em um jeito de avisar a todos que a tempestade chegava. 
  Muitas vezes as chuvas eram muito fortes, outras vezes eram fraquinhas, mas as pessoas não sabiam como elas seriam, ou se precisariam se proteger. Depois de muito pensar, Deus teve uma ideia de como faria para alertar os moradores do planeta Terra de que um temporal chegaria. Assim todos poderiam se proteger das chuvaradas. 
  Deus decidiu que todas as vezes em que as chuvas fossem muito fortes, as pessoas seriam avisadas com sinais de luz. Então ele carregou as nuvens de chuva de energia, assim todos eram avisados pelos clarões, que a chuva seria forte. Depois disso, ele ficou tão, mas tão feliz, com sua ideia que começou a sapatear no céu. Porém, isso causou um tremendo barulhão aqui no nosso planeta! E assim, surgiram os trovões das tempestades.
  Desde aquele tempo até hoje isso acontece. Assim, todos saberiam pelas luzes e pelo som do sapateado que deveriam se proteger. Esta foi uma ideia de Deus para nos ajudar, já que ele se preocupou tanto com nós.

Texto coletivo feito pelos alunos do 4º Ano.
Digitado por Carolina.


Imagens da aula do dia 20 de março







terça-feira, 17 de março de 2015

Visita inesperada!

Hoje na aula de artes, aconteceu algo inesperado, que mudou o rumo da aula... 
O nosso colega Eduardo, ao vir para a escola, encontrou no meio da rua uma tartaruga. A "Tarta", como a turma passou a chamá-la, estava no sol e um cachorro estava perto tentando morder seu casco. O Eduardo então trouxe a tartaruga para escola.
Como não poderia ser diferente, mesmo na aula de artes, resolvemos fazer uma breve pesquisa, sobre a vida das tartarugas:

- O que elas comem?
- As tartarugas vivem em água doce ou salgada?
- Quanto tempo uma tartaruga vive?
- Como saber se a tartaruga é macho ou fêmea?
- Elas dormem?
- Elas possuem dentes?
- Como entram e saem do casco?

Após uma breve conversa com turma, iniciamos um desenho de tartaruga... Um trabalho com muita cor! Os alunos ficaram muito felizes por ver este animal vivo em sala de aula, uma experiência que não irão esquecer! No fim, a escola descobriu a quem pertencia a tartaruga e ela foi entregue com muito carinho a sua dona!

Prof.ª Jessica Brites - Artes







Imagens: Prof. João Victor - Informática